- Favorecer a expressão de todos os membros da escola, permitindo que tanto os alunos quanto os professores e funcionários disponham de um instrumento de intervenção na sua realidade local: o rádio;
- Permitir a divulgação de informações e comunicados referente às atividades realizadas na escola mantendo, assim, professores, alunos e funcionários informados;
- Desenvolver a capacidade de síntese, de raciocínio, de verbalização de idéias;
- Incentivar diferentes formas de expressão e comunicação no âmbito escolar;
- Possibilitar a oportunidade de análise, com critérios objetivos e a partir de um contato real com um meio de comunicação, da grande quantidade de informações que se recebe diariamente dos meios de comunicação de massa;
- A partir da ação dialógica, reduzir distâncias físicas e barreiras emocionais entre professores e alunos, alunos e alunos, professores e professores, direção e alunos, e entre funcionários, alunos e professores;
- Desenvolver uma escuta reflexiva, uma fala questionadora e uma capacidade criativa de transmitir significados;
- Possibilitar uma constante relação com o ambiente sócio-cultural que circunda o aluno e a escola, promovendo a inclusão social dos sujeitos;
- Utilizar o rádio como ferramenta facilitadora e ampliadora das possibilidades de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- Favorecer o protagonismo juvenil;
- Criar condições para melhoria da comunicação institucional;
- Complementar o aprendizado ampliando a capacidade intelectual e as habilidades dos participantes;
- Tornar a escola produtora de comunicação;
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e utilização da voz.
sábado, 12 de abril de 2008
Objetivos do Projeto
Projeto "Fala aí Escola"
O Projeto “Fala aí Escola” do Colégio Estadual Coronel Pilar de Santa Maria/RS é uma iniciativa da Coordenação Pedagógica, através da prof. Verônica Carvalho e do Laboratório de Informática, através dos profs. Ana Lucia Pereira e Jorge Lucas de Camargo, buscando propor à comunidade escolar (professores, alunos, direção, funcionários, etc.) o uso do meio de comunicação – rádio, enquanto um acrescentador de sabor às relações pedagógicas tradicionais, um estimulador de pesquisas e trocas de experiências escolares e extra-escolares, um veículo facilitador do movimento de ensino-aprendizagem ampliando as formas de atuação do educador e do educando na relação pedagógica, um provedor de formas horizontais de comunicação, que valoriza e personifica seres e idéias, diminuindo distâncias físicas e aproximando os atores da comunidade escolar.
Este projeto propõe, através da utilização do rádio na escola, o desenvolvimento de práticas pedagógicas solidárias e colaborativas a fim de originar respostas adequadas e construtivas aos problemas da convivência diária, além de propiciar uma melhora na compreensão e na aprendizagem das várias linguagens próprias da sociedade da informação. A familiaridade com os equipamentos próprios da comunicação radiofônica, associada a exercícios de elaboração coletiva da programação a ser veiculada, permitirá à comunidade escolar construir seu próprio discurso, transmitindo a todos o que pensa, deseja e necessita para a melhoria das relações na escola.